Esta é a terceira edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel idealizado com um propósito claro: fomentar e divulgar a produção de jovens arquitetos, estabelecendo uma instância de discussão e apresentação das mais fecundas proposições do cenário arquitetônico brasileiro. Tal propósito vem ampliando seu escopo e suscitando novos desafios e gratas surpresas.
Provenientes de diferentes estados brasileiros, os 119 projetos inscritos foram analisados pelo júri especializado, formado pelos arquitetos Daniel Corsi, Gianfranco Vannucchi e Priscyla Gomes e pelo economista e sociólogo Carlos Vainer.
Coordenou o Grupo de Trabalho sobre Migrações Internas da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Por três vezes foi eleito diretor do IPPUR/UFRJ. É consultor do CNPq, CAPES, FINEP, FAPERJ, FACEPE. Integra o International Committee on Dams, Rivers and People e representa o IPPUR/UFRJ no Dams and Development Project / United Nations Environment Programme. Integra os comitês editoriais das revistas: Planning Theory and Practice Journal, Travessia – A Revista do Migrante; Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Sociedade e Meio Ambiente. É consultor-leitor de várias revistas científicas. Integra o Comitê Organizador do II World Schools of Planning Congress, México 2006.
Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie em 2003 com os Prêmios Miguel Forte e Telésforo Cristófani. Mestre pela FAU da Universidade de São Paulo em 2012. Professor das FAU-Mackenzie e FAU-Senac desde 2010. Trabalhou com os arquitetos Biselli + Kacthoborian (São Paulo | 2001-2004), Gaeta-Springall + Higuera-Sanchez (México-D.F. | 2004-2005) e Cloud9 | Enric Ruiz-Geli (Barcelona | 2005-2006), participando de inúmeros projetos e concursos. Sócio fundador do escritório CNH | Arquitetos (2007) e, posteriormente, do CORSI HIRANO ARQUITETOS (2010).
Nasceu em Florença, na Itália. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo na cidade de São Paulo, em 1975, logo após tornando-se sócio da Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados. Foi consultor da Fundação Bienal de São Paulo. Exerceu a presidência da AsBEA – Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, no biênio 2000/2002. É membro do Conselho Diretor do Museu da Casa Brasileira, membro do colegiado SEHAB – Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, membro da Comissão Técnica de Legislação Urbana do SECOVI e membro da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.
Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Desde a graduação, pesquisa a relação entre a arquitetura e as demais artes, tema atual de sua pesquisa de Mestrado na Universidade de São Paulo. Atualmente integra o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, onde curou exposições como Nós entre os extremos (2015), E se quebrassem as lentes empoeiradas? (2015), Medos Modernos (2014), V Mostra 3M de Arte Digital (2014), entre outras. Foi assistente de curadoria de Nelson Brissac em Ver do Meio (2015), quarta edição das exposições sobre Arquitetura Brasileira no Instituto Tomie Ohtake. É colaboradora da Revista Centro, especializada na intersecção entre arquitetura, arte e cinema. Coordena o Filming Architecture, workshop acadêmico itinerante sobre representações narrativas da arquitetura.
1º Lugar: Viagem Amsterdã (Holanda) e Dubai (Emirados Árabes)
2º Lugar: Viagem Amsterdã (Holanda) e Varsóvia (Polônia)
3º Lugar: Viagem Amsterdã (Holanda) e Santiago (Chile)
Para fazer sua inscrição é necessário ter uma conta Google