Perguntas Frequentes


Quem pode participar do Prêmio?

Podem participar arquitetos, escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos.


Há alguma restrição de idade?

Sim, podem participar arquitetos com até 45 anos de idade, ou seja, nascidos a partir de 1 de janeiro 1972.


Apenas brasileiros podem participar?

Não, podem participar brasileiros e estrangeiros residentes no país há pelo menos dois anos, ou seja, residentes no Brasil, pelo menos, desde 1 de janeiro de 2015.


Quem não pode participar do Prêmio?

Não podem participar:

a. Pessoas que não se formaram em Arquitetura e Urbanismo;

b. Arquitetos que não possuem o CAU;

c. Arquitetos com mais de 45 anos de idade (ou seja, nascidos antes de 31 de dezembro 1971);

d. Arquitetos estrangeiros residentes no país há menos de dois anos, (ou seja, residentes no Brasil, a partir de 2 de janeiro de 2015);

e. Membros do júri do Prêmio;

f. Parentes de até 2º grau dos membros do júri;

g. Funcionários do Instituto Tomie Ohtake;

h. Parentes de até 2º grau dos funcionários do Instituto Tomie Ohtake;

i. Funcionários da AkzoNobel;

j. Parentes de até 2º grau dos funcionários da AkzoNobel;

k. Entre outros casos não descritos acima que não se adequaram às normas do edital.


Quais projetos podem ser inscritos?

Podem ser inscritos os projetos que estiverem concluídos no momento da abertura das inscrições. Esses projetos devem ter sido construídos nos últimos dez anos, ou seja, entre 1 de Janeiro de 2007 e o momento da abertura das inscrições do Prêmio.

São considerados projetos de arquitetura concluídos, aqueles que já tiverem passado pela realização da obra e estiverem em uso, mesmo que em caráter experimental.


Quais tipos de projetos serão aceitos?

Quanto à característica do projeto, podem participar projetos de edificações novas, reformas ou reciclagem de espaços públicos e privados, edificações preexistentes, equipamentos públicos e edificações temporárias ou desmontáveis, entre outros.


Qual é a forma de realizar a inscrição?

Ao acessar o site do Prêmio, o participante deve clicar na aba “login” e então no botão “Registrar como um novo usuário”. Ele deverá colocar seu endereço de e-mail, criar uma senha e aguardar o envio de um e-mail para confirmar sua conta. Feito isso, será possível acessar a plataforma de inscrição com e-mail e senha cadastrados. Com a conta logada, o candidato deve procurar a aba “inscrição”, nesta aba o candidato deverá preencher as informações sobre o arquiteto responsável em “cadastro” e as informações sobre o(s) projeto(s) concorrente(s) em “inscrever projeto”, bem como enviar os arquivos obrigatórios. Após o envio dos arquivos obrigatórios o candidato receberá um e-mail de confirmação da inscrição da obra, junto a um número de inscrição da obra.


Quais são as informações solicitadas na ficha de inscrição?

As informações solicitadas na ficha de inscrição são:

a. Cadastro (Dados do Arquiteto Responsável): Nome, data de nascimento, nacionalidade, gênero, se possui algum tipo de de deficiência, se necessita de algum recurso específico, CEP, UF, cidade, bairro, rua, número, complemento, telefone, e-mail, instituição de formação, ano de conclusão do curso, n° CAU, RG, CPF, como ficou sabendo do prêmio.

b. Dados do projeto: Tipo de inscrição (individual, escritório, coletivo), nome do projeto, nome escritório ou coletivo (se houver), arquiteto responsável, colaboradores e funções (se houver), autoria de projetos complementares (se houver), tipo de projeto (residencial, comercial, misto, institucional, infraestrutura, outras), localização do projeto, data finalização do projeto, data finalização da obra, área do terreno, área construída.


Quais arquivos devo anexar à minha inscrição?

O proponente deverá obrigatoriamente anexar à inscrição:

a. DOCUMENTOS DO ARQUITETO RESPONSÁVEL

Um arquivo (em formatos JPEG, PNG ou PDF) contendo: documentos digitalizados relativos ao arquiteto responsável: RG , CAU e CPF.

b. MATERIAIS DO PROJETO

Um arquivo (em formato PDF) de até 30 MB (trinta megabytes), contendo: até três pranchas síntese, formato A3 (420mm X 297mm), com os elementos gráficos suficientes para a caracterização e apresentação do projeto, podendo incluir: desenhos técnicos, perspectivas, maquetes, fotografias (obrigatório), esquemas explicativos, texto de apresentação do projeto (obrigatório), informações acerca do projeto (localização, implantação).


Posso enviar arquivos em outros formatos que não os indicados?

Não. O sistema não aceitará materiais ou documentos em formatos, tamanhos e duração diferentes daqueles indicados.


Posso separar as pranchas em mais arquivos?

Não. Aceitaremos apenas um arquivo contendo até três pranchas com as informações indicadas.


Como saber se minha inscrição foi concluída?

Após o envio dos arquivos obrigatórios o candidato receberá um e-mail de confirmação da inscrição da obra, junto a um número de inscrição da obra. Além disso, na própria plataforma do Prêmio será possível ver, na aba Inscrições, quais projetos foram enviados e estão completos.


Posso alterar/editar os conteúdos da minha inscrição?

Sim, será possível consultar e alterar/editar as informações do projeto inscrito até o final do prazo de inscrição. Após essa data, não será mais possível acessar ou modificar a inscrição. Lembre-se que o sistema não salva automaticamente as informações incluídas. Sempre que fizer alterações você deve clicar em salvar e as alterações serão salvas no nosso sistema.


O que acontece se houver congestionamento na plataforma de inscrição?

O Instituto Tomie Ohtake não se responsabiliza por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas da data-limite, mesmo se houver congestionamento do sistema. Sendo assim, antecipe sua inscrição e não deixe para finalizar a inscrição na última hora.


Posso participar com mais de um projeto concorrente?

Sim, cada proponente (arquiteto, escritório ou coletivo) pode participar com até 5 projetos.


Quantos projetos serão selecionados para a exposição?

O júri selecionará até dez projetos para a exposição, que será realizada no Instituto Tomie Ohtake.


Como será feita a seleção dos projetos premiados e os selecionados para a exposição?

O júri composto pelos membros especialistas Carla Juaçaba, Gustavo Penna, Nabil Bonduki e Priscyla Gomes, irá analisar os materiais enviados pelos proponentes e escolher até dez projetos para participarem da exposição que será realizada no Instituto Tomie Ohtake, bem como os três projetos premiados.

a. Relação urbana e comprometimento com sítio de implantação: considerando aspectos relacionados com a inserção urbana do projeto, sua relação com o entorno imediato e com a paisagem, permeabilidade, mobilidade, declividade e infra-estrutura.

b. Inventividade projetual e construtiva: seja no que concerne a aspectos estéticos do projeto, seja por meio de soluções projetuais que empreguem novas tipologias, novos materiais construtivos.

c. Sustentabilidade: contemplando propostas que promovam o necessário equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas dos projetos. Esse aspecto pretende ressaltar soluções que não acarretem danos ambientais, que reduzam custos de manutenção da obra, que proporcionem ambiência ao seu usuário sem aumentar o uso de recursos naturais. Privilegiam-se sobre esse quesito aspectos como: soluções de iluminação, ventilação e drenagem, respeito aos condicionantes climáticos locais, desempenho acústico, diminuição do consumo de água e energia; destinação racional de resíduos sólidos, eficiência energética, adaptações à reciclagem, estímulo a coleta seletiva de lixo e estímulo ao uso de meios alternativos de transporte.


Quantos arquitetos serão premiados?

Serão premiados três arquitetos responsáveis pelos projetos mais destacados entre os selecionados para a exposição.


Qual será a premiação?

Os prêmios dos três arquitetos responsáveis consistem em uma viagem para Amsterdã, cidade sede da AkzoNobel, e, de lá, viagens para outros destinos internacionais.

Além da viagem, os três primeiros premiados também receberão um troféu, em cerimônia oficial, e destaque no catálogo Prêmio.


Preciso ter a documentação necessária para a viagem?

Sim, é de total responsabilidade dos premiados a obtenção de vistos e documentação necessários para as viagens internacionais.


Quando acontecerá a premiação?

A premiação acontecerá durante a abertura da exposição dos projetos selecionados.


Como saberei o resultado?

O resultado será divulgado no site do Prêmio no dia 9 de junho de 2017.


Dúvidas?

Mais informações e esclarecimentos adicionais podem ser encaminhados para o Instituto Tomie Ohtake, pelo email premiodearquitetura@institutotomieohtake.org.br.

Av.Brigadeiro Faria Lima, 201
Pinheiros - São Paulo - SP
CEP 05426-100